Artigo elaborado por: Prof. Dr. Jitone Leônidas Soares
Publicado em: 23/10/2025
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Planejar cursos online e elaborar materiais didáticos para a Educação a Distância exige atenção a critérios que garantam qualidade pedagógica, coerência metodológica e uma experiência de aprendizagem significativa por meio de uma plataforma de Educação a Distância.

Quantificar a carga horária de cursos online EaD e realizar um planejamento compatível com um determinado contexto exige uma abordagem holística, que pode considerar variadas evidências relacionadas as experiências de aprendizagem do estudante, desenvolvidas por meio de atividades e recursos tecnológicos sistematicamente organizados em percursos e trilhas variadas para estudos pela internet.

As pessoas aprendem de várias maneiras, sendo que a experiência em sala de aula na modalidade presencial ou distância de um professor, além de outras vivências educacionais no âmbito do ensino, podem promover qualificado suporte para o planejamento e oferta de cursos e disciplinas à distância. 

Para o planejamento e design de cursos online, listo alguns elementos a serem considerados: 

    • Seleção da metodologia de organização do percurso instrucional do curso; 
    • Realização da análise do contexto e perfil do público-alvo; 
    • Definição dos objetivos de aprendizagem; 
    • Escolha das tecnologias e as multimídias do curso online, tais como vídeos, infográficos, animações e e-books, visando atender diferentes estilos de aprendizagem;
    • Decisão pela escrita de conteúdos autorais ou pela curadoria de conteúdos existentes em bases científicas e periódicos na internet; 
    • Definição do quantitativo e planejamento dos recursos e atividades avaliativas; 
    • Implementação de atividades interativas, como quizzes, fóruns, estudos de caso e exercícios de autoavaliação;
    • Aplicação de técnicas de design instrucional, cores e tipografia para EaD; 
    • Roteirização e gravação de videoaulas; 
    • Gravação de vídeo ou criação de vídeo animado para apresentação do curso online; 
    • Adoção de recursos de acessibilidade, tais como legendas, libras, contrastes e navegação facilitada para inclusão de múltiplos perfis de estudantes;
    • Alocação de equipes técnicas multidisciplinares, compostas por coordenador de produção EaD, designer instrucional, ilustrador, web designer, desenvolvedor Web, administrador de plataforma de Educação a Distância, editor de vídeo, revisor de textos, produtor de vídeo/áudio, curador de conteúdo, designer de animação, entre outros perfis; 
    • Escolha do formato que terá a sala de aula online no Moodle (GRID, CARDS, botões, semanal, tópicos ou outros); 
    • Escolha de plugins para melhoria das experiências de aprendizagem do estudante;
    • Definição de critérios e condições para aprovação do estudante, com a respectiva emissão do certificado pela plataforma de Educação a Distância.

Além destes, descrevo outros elementos a serem considerados na elaboração de material didático para Educação a Distância, entre eles:

    • Seleção de fontes de conteúdos confiáveis (Gratuitas ou comerciais) em observância à legislação de direito autoral; 
    • Pesquisa bibliográfica e documental para elaboração de conteúdos compatíveis com o projeto pedagógico do curso; 
    • Revisão de literatura que comporá a articulação textual do material didático para EaD, entre outros pontos de interesse do autor do curso online;
    • Realização do sequenciamento lógico dos tópicos do conteúdo programático do curso;
    • Definição de conteúdos complementares e ícones organizadores, tais como: “Atenção”, “Fique de olho”, “Saiba mais”, “Para refletir” entre outros;
    • Padronização de template, visual e identidade gráfica, incluindo uso apropriado de cores, ícones e tipografias para educação online;
    • Adequação da linguagem ao público-alvo, com foco na clareza, objetividade e acessibilidade para estudos autoinstrucionais, síncronos e síncronos;
    • Revisão ortográfica, técnica e pedagógica minuciosa antes da publicação do material didático no curso online;
    • Especificação de política para atualização periódica dos conteúdos, garantindo relevância e alinhamento às práticas e legislações vigentes.

Os estudos mostram que a utilização de materiais completos, citações e paráfrases de terceiros é uma das questões delicadas na elaboração de conteúdos para Educação a Distância, sendo que a necessidade de criar uma conexão com outros materiais existentes, somadas as facilidades “do copia, recorta e cola”, podem favorecer a condutas incompatíveis com a oferta de EaD, portanto, adotar boas práticas considerando o direito autoral é um desafio para o professor e para a instituição na elaboração dos materiais didáticos, sendo necessário considerar aspectos legais, objetivos do curso online e a possibilidade de suporte adicional para a escolha das melhores possibilidades de criação de um curso online.

Se você deseja criar cursos online devidamente estruturados para a aprendizagem, atrativos e alinhados às melhores práticas da Educação a Distância, comece agora a aplicar esses critérios em seus projetos e transforme seu conhecimento em experiências educacionais de alto impacto.

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