Artigo publicado em: 17/12/2019 | Elaborado por: Jitone Leônidas Soares

educação-a-distância cursos-online disciplinas-EaD-20%-e-40%

Ao utilizar o Moodle (Plataforma EaD de alto nível e líder mundial) por mais de uma década, aprendemos a importância da adoção de diversos cuidados para manter a plataforma estável, veloz e em pleno funcionamento.


"Se você não adotar os devidos cuidados, pode ser que tenha algumas dores de cabeça. Não publique seus cursos online e disciplinas EaD em qualquer plataforma de Educação a Distância. 



 Ao optar pelo uso do Moodle, leia atentamente estes 7 pontos de checklist que refletem ações que são essenciais, entre elas:

  • Utilize uma cloud dedicada a sua plataforma, com CPU, memória e storage compatíveis com a quantidade de cursos e alunos/professores que farão acesso;
  • De preferência a versões de plataforma EaD atualizada e estável;
  • Use themas (Visual), plugins e módulos atuais, publicados por fornecedores de confiança;
  • Recorra a um certificado SSL (Secure Socket Layer) para o seu Moodle. O certificado SSL é uma tecnologia robusta, sendo este representado pelo ícone de um "cadeado" que criptografa a conexão entre navegador e servidor;
  • Configure um SMTP que dê conta de entregar as mensagens geradas pela plataforma EaD. Provedores gratuitos possuem limitações, logo, suas mensagens podem não chegar ao destinatário, especialmente cursistas e professores;
  • Adote um formato de sala online com fácil acesso, instalando boxes que tenham utilidade. Não complique a navegabilidade com excesso de informações e cliques para chegar a informação.
  • Estabeleça rotinas de backup de seus cursos online e utilize um serviço de confiança anti Bots e Attack DDoS, ataques de negação de serviço que podem deixar a sua plataforma de Educação a Distância fora do ar.

Reflita que a sua plataforma EaD é uma instituição com portas abertas para cursistas e professores, sendo fundamental que esta esteja disponível para ofertar conteúdos, promover interações e favorecer processos de ensino e aprendizagem.

Se você precisa de apoio ou queira saber mais detalhes sobre como configurar a plataforma Moodle de sua operação, fale que a gente.


Registrar dados para receber atendimento

Receba novidades sobre nossos novos cursos