Artigo elaborado por: Prof. Dr. Jitone Leônidas Soares
Publicado em: 08/08/2023
Avalie

Criar cursos online eficazes envolve um processo cuidadoso, estratégico e minucioso para educar no digital.  Compartilho alguns passos essenciais para criar cursos online em propostas pedagógicas ideais para o ensino por meio da EaD. Veja os 10 passos a seguir:
 

Passo 1: Defina o público-alvo e os objetivos do curso
Identifique quem são seus alunos ideais e defina claramente os objetivos do curso. Isso ajudará a direcionar o conteúdo, o tom e o nível de profundidade do curso.

Passo 2: Escolha as unidades, temas e tópicos do curso online
Crie unidades, temas e tópicos que sejam relevantes para os estudantes, empregando conhecimentos sólidos para ensinar no curso online. Certifique-se de que há demanda pelos temas do curso e que ele resolva um problema ou atenda a uma necessidade específica.

Passo 3: Planeje o conteúdo
Sistematize o conteúdo do curso em módulos ou aulas individuais. Crie um esboço detalhado com os tópicos que serão abordados em cada lição. Organize o conteúdo de forma lógica e sequencial.

Passo 4: Desenvolva o conteúdo
Crie o material do curso online que pode incluir vídeos, apresentações, textos, questionários, exercícios práticos, recursos adicionais, entre outros. Certifique-se de que o conteúdo é ofertado de forma clara, estruturada e envolvente.

Passo 5: Escolha de plataforma
Escolha uma plataforma de ensino online para hospedar seu curso online. Existem várias opções disponíveis, embora a plataforma Moodle seja uma das melhores opções. Ao escolher uma plataforma de Educação a Distância, avalie as funcionalidades oferecidas, tais como hospedagem de conteúdo, ferramentas de interação, opções de pagamento e acompanhamento de desempenho dos estudantes online.

Passo 6: Grave e edite os conteúdos
Se o seu curso online incluir vídeos, grave-os com boa qualidade de áudio e iluminação. Edite o material para garantir que seja profissional e adequado para o ensino e aprendizado online. Mantenha as aulas concisas e focadas nos principais pontos, além dos objetivos previamente estabelecidos.

Passo 7: Interaja para proporcionar engajamento
Promova a interação dos alunos com aulas síncronas, fóruns, salas de bate-papo ao vivo, sessões de perguntas e respostas, entre outras estratégias. Mantenha os alunos engajados respondendo perguntas, fornecendo feedback e incentivando a participação ativa para amplo aprendizado.

Passo 8: Realize avaliações e forneça feedbacks
Inclua avaliações formativas e somativas para registrar e perceber o progresso dos estudantes. Isso pode ser feito por meio de questionários online, tarefas, projetos práticos ou exames variados. Empregue o feedback dos alunos para melhorar o curso e fazer ajustes conforme necessário, em decorrência das diversas ofertas e turmas que participaram do curso.

Passo 9: Promova marketing e divulgação do curso online
Promova o seu curso online por meio de marketing digital e de conteúdo, redes sociais, e-emails, blogs e outras estratégias online de divulgação. Destaque os benefícios do curso e como ele atende às necessidades do seu público-alvo.

Passo 10: Ofereça suporte contínuo para os estudantes do curso
Ofereça suporte contínuo aos estudantes, seja por meio de reuniões online de esclarecimento, suporte técnico por e-mail, telefone e outros recursos adicionais. Um retorno proativo, ajuda a manter os alunos engajados e satisfeitos, além de potencializar o aumento dos concluintes do curso online.

Lembre-se que a criação de cursos online é um processo iterativo. É necessário disposição para adaptar e melhorar um curso online com base nos feedbacks obtidos dos estudantes, professores, além das mudanças nas demandas do mercado.


Deseja conversar mais sobre esse assunto?



Fomos capacitados e apoiados por instituições relevantes
A JLS Edtech foi capacitada pela Multincubadora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, pelo programa ALI do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Amazon AWS Activate Founders.