Artigo elaborado por: Prof. Dr. Jitone Leônidas Soares
Publicado em: 27/07/2022
Nível de conhecimento: Especialista

*Em sua trajetória acadêmica na graduação, pós, mestrado e doutorado, elaborou métodos e técnicas de planejamento e implementação de centenas de cursos online acessados por milhões de estudantes em quase duas décadas.

Avalie

como-criar-cursos-online criando-o-publico-alvo criando-personas ead

 

Conhecer com profundidade e saber as preferências do seu potencial cursista é quase impossível, porém, fazer exercícios que visem traçar um perfil com elementos específicos e gerais, se faz como essencial, a fim de que você tente delimitar algumas características do estudante e que poderão impactar no direcionamento do planejamento de seu curso online.

“Selecione o público alvo do curso online. Pense com clareza sobre a persona e o público do curso EaD que você criou ou deseja criar”

 

Quando você cria uma persona para a sua capacitação EaD, você estabelece inicialmente um “Percurso específico para o seu curso”, pois alinha a comunicação da proposta EaD, junto a uma narrativa específica que deseja abordar. A partir da persona criada, você pode perceber se deve falar e produzir conteúdos de maneira “descolada”, “coloquial” para um público mais jovem ou investir em um discurso formal ou científico com linguajar rebuscado.

Ao criarmos uma persona com detalhes, geramos um perfil definido, com dados que facilitam a criação, divulgação e oferta do curso para as pessoas certas, bem como, potencializa a criação de anúncios direcionados, que podem ter boa performance em cliques e chances maiores de conversão em matrículas efetivas, dependendo do seu modelo de projeto.

“O potencial público alvo compraria e acessaria o seu curso online? “Quem é a persona ideal para o seu curso?””

 

Perceba que público alvo e persona são conceitos relacionados ao seu potencial cursista online. Embora sejam termos parecidos, que podem gerar dúvidas na interpretação, os dois conceitos são diferentes.

Para que você entenda de forma simples, preparei exemplos que descrevem algumas características de cada um:

Público-alvo: Homens e mulheres, com idade entre 20 e 65 anos, casados ou solteiros, superior completo, preferencialmente com pós graduação, renda média de R $9.700,00. Buscam formas de aumentar o conhecimento profissional e renda por meio da oferta de cursos online.

Persona: Leônidas tem 45 anos, professor, possui uma carreira consolidada na iniciativa privada. Por meio de cursos EaD, sempre investe na busca por um futuro melhor, pois estuda no seu tempo e prioriza a sua agenda para passar mais tempo com a sua família. Faz constantes pesquisas na internet sobre como ser um professor online idealizando seu curso EaD, lê posts de blog e nas redes sociais.

Portanto, o público-alvo diz respeito às características gerais do público. Já a persona é direta e definida, e nos ajuda a pensar sobre o perfil de uma pessoa real. Existem diversos conteúdos que orientam como definir o público alvo e criar uma persona, sabendo disso, pesquise outras fontes e tenha em mente a importância de entender para quem você está criando um curso online.


Deseja entender mais sobre esse assunto?



Deseja criar um curso online? Fale com a gente