Artigo elaborado por: Prof. Dr. Jitone Leônidas Soares
Publicado em: 08/08/2023
Especialista em Educação a Distância
Avalie

Criar cursos online eficazes envolve um processo cuidadoso, estratégico e minucioso para educar no digital.  Compartilho alguns passos essenciais para criar cursos online em propostas pedagógicas ideais para o ensino por meio da EaD. Veja os 10 passos a seguir:
 

Passo 1: Defina o público-alvo e os objetivos do curso
Identifique quem são seus alunos ideais e defina claramente os objetivos do curso. Isso ajudará a direcionar o conteúdo, o tom e o nível de profundidade do curso.

Passo 2: Escolha as unidades, temas e tópicos do curso online
Crie unidades, temas e tópicos que sejam relevantes para os estudantes, empregando conhecimentos sólidos para ensinar no curso online. Certifique-se de que há demanda pelos temas do curso e que ele resolva um problema ou atenda a uma necessidade específica.

Passo 3: Planeje o conteúdo
Sistematize o conteúdo do curso em módulos ou aulas individuais. Crie um esboço detalhado com os tópicos que serão abordados em cada lição. Organize o conteúdo de forma lógica e sequencial.

Passo 4: Desenvolva o conteúdo
Crie o material do curso online que pode incluir vídeos, apresentações, textos, questionários, exercícios práticos, recursos adicionais, entre outros. Certifique-se de que o conteúdo é ofertado de forma clara, estruturada e envolvente.

Passo 5: Escolha de plataforma
Escolha uma plataforma de ensino online para hospedar seu curso online. Existem várias opções disponíveis, embora a plataforma Moodle seja uma das melhores opções. Ao escolher uma plataforma de Educação a Distância, avalie as funcionalidades oferecidas, tais como hospedagem de conteúdo, ferramentas de interação, opções de pagamento e acompanhamento de desempenho dos estudantes online.

Passo 6: Grave e edite os conteúdos
Se o seu curso online incluir vídeos, grave-os com boa qualidade de áudio e iluminação. Edite o material para garantir que seja profissional e adequado para o ensino e aprendizado online. Mantenha as aulas concisas e focadas nos principais pontos, além dos objetivos previamente estabelecidos.

Passo 7: Interaja para proporcionar engajamento
Promova a interação dos alunos com aulas síncronas, fóruns, salas de bate-papo ao vivo, sessões de perguntas e respostas, entre outras estratégias. Mantenha os alunos engajados respondendo perguntas, fornecendo feedback e incentivando a participação ativa para amplo aprendizado.

Passo 8: Realize avaliações e forneça feedbacks
Inclua avaliações formativas e somativas para registrar e perceber o progresso dos estudantes. Isso pode ser feito por meio de questionários online, tarefas, projetos práticos ou exames variados. Empregue o feedback dos alunos para melhorar o curso e fazer ajustes conforme necessário, em decorrência das diversas ofertas e turmas que participaram do curso.

Passo 9: Promova marketing e divulgação do curso online
Promova o seu curso online por meio de marketing digital e de conteúdo, redes sociais, e-emails, blogs e outras estratégias online de divulgação. Destaque os benefícios do curso e como ele atende às necessidades do seu público-alvo.

Passo 10: Ofereça suporte contínuo para os estudantes do curso
Ofereça suporte contínuo aos estudantes, seja por meio de reuniões online de esclarecimento, suporte técnico por e-mail, telefone e outros recursos adicionais. Um retorno proativo, ajuda a manter os alunos engajados e satisfeitos, além de potencializar o aumento dos concluintes dp curso online.

Lembre-se que a criação de cursos online é um processo iterativo. É necessário disposição para adaptar e melhorar um curso online com base nos feedbacks obtidos dos estudantes, professores, além das mudanças nas demandas do mercado.


Deseja conversar mais sobre esse assunto?



Deseja criar um curso online? Fale com a gente