Artigo elaborado por: Jitone Leônidas Soares
Publicado em: 27/07/2022
Nível de conhecimento: Especialista


Avalie

educação-a-distância cursos-online materiais-didáticos-dinâmicos

Nestes últimos anos observamos o avanço na idealização, planejamento, implementação, gestão e avaliação das mais diversas propostas de cursos na modalidade de Educação a Distância.


"Para termos uma ideia, o censo da Educação Superior (2016) revela que o número de matrículas na modalidade de EaD continua crescendo e atingiu mais de 8 milhões de individuos já em 2017, números que já representam uma participação de 18,6% do total de matrículas da educação superior"


Professores são motivados a assumirem novas funções e vivenciarem papéis enquanto “conteudistas”, bem como, enquanto atores que podem contribuir das mais diversas formas para o desenvolvimento e oferta de educação online na Educação a Distância - EaD. Portanto, vale destacar que o professor necessita refletir, articular, capacitar-se e escrever textos para materiais didáticos compatíveis com o aluno que decide estudar por meio da educação online, ou seja, aquele aluno que não está diante de um professor, mas que receberá suas mensagens e será formado / influenciado por elas.

Sendo assim, a partir de múltiplas perspectivas, é preciso conceber teorias com arquitetura e objetivos coerentes para os estudos online, mobilizando e articulando o conhecimento, esclarecendo e orientando quanto às habilidades e atitudes que o aluno poderá adquirir e/ou aperfeiçoar ao interagir com o material produzido exclusivamente para ele. A Educação a Distância funciona, sendo preciso lançar mão de boas práticas e materiais didáticos cada vez mais atrativos e coerentes com a realidade do cursista.


"Ressalta-se desta forma que o docente que faz intervenções no campo da Educação a Distância, principalmente na elaboração de materiais didáticos, é desafiado a escrever textos com objetivos pedagógicos propositivos, críticos, claros e coesos, coerentes, compatíveis com o público alvo, e com elementos inerentes a linguagem da web atual e dos cenários de EaD. Não basta escrever a "publicar" na web, é preciso colocar-se no lugar do cursista, percebendo lacunas e possibilidades para a formação e desenvolvimento do indivíduo"


Nos apropriamos de avançadas tecnologias da informação e comunicação (TICs), que instrumentalizam o desenvolvimento de materiais didáticos dinâmicos e compatíveis com os mais diferentes dispositivos (PC, tablets e celulares), resultado de esforços balizados em uma produção de EaD contemporanea, apoiada em métodos e técnicas implementadas com possibilidades tecnológicas, sendo que estas tecnologias favorecem a implementação de percursos de cursos online e projetos em EaD escaláveis em Cloud, com o uso, por exemplo, dos serviços em nuvem da Amazon AWS e Google Cloud Platform, em observância de ambientes EaD com desenvolvimento responsivo, por meio CMS (Content Management System), Bootstrap e frameworks, utilizando HTML (HyperText Markup Language), CSS (Cascading Style Sheets), JS (JavaScript) e muitos outros.

É necessário que as produções de materiais para a EaD, estejam em constante evolução, a partir de iniciativas que apontem para a acessibilidade e utilizem softwares livres e proprietários para a concepção de materiais dinâmicos com design arrojado, atrativos e sobretudo que cumpram de forma efetiva suas finalidades. Desta forma, para além das tecnologias já citadas, podemos agregar muitas outras para o contexto da EaD, sendo elas o HTML5, jQuery, Angular, Ajax, PHP, Node, e etc.


"Sugere-se assim, que a produção de materiais didáticos para a Educação a Distância, ocorra também com a participação de equipes interdisciplinares e transdisciplinares, incluindo pedagogos e licenciados em outras áreas, jornalistas, revisores, designers instrucionais, ilustradores, web designers, desenvolvedores, analistas de sistemas, produtores de audiovisual, desenvolvedores, inclusive para 2 e 3D, sendo que ao lançarmos um material EaD produzido de forma colaborativa, tratado a partir dos conceitos de UI e UX, os dados de avaliação provavelmente mostrarão satisfação do público alvo com escores que giram em torno de 85 e 90% dos cursistas"


Equipes multidisciplinares experientes, contribuem com técnicas, teorias, estratégias e tecnologias presentes em suas áreas para dar “vida” e fluídez ao material didático que deve ser produzido com responsabilidade, sendo assim, compreendido enquanto produto que carrega um embasamento fundamental para o processo de ensino e aprendizagem do cursista online na Educãção a Distância.

Nós produzimos materiais didáticos para EaD que são bem avaliados por mais de 90% dos cursistas online. Nascemos em ambiente acadêmico e idealizamos diversos estudos de caso em projetos de cursos na Educação a Distância para os mais variados públicos. A partir de um método com fluxo ágil de produção de EaD, baseada em evidências científicas, preservamos o alto padrão na idealização, implementação e gestão de cursos online apoiados em alta tecnologia, ciência e material didático de qualidade. Atuamos em colaboração com especialistas que possuem formação e experiências consolidadas em instituíções de ensino, instituições governamentais, ministérios, agências nacionais, multinacionais e empresas de EaD.


Registrar dados para receber atendimento

Deseja criar um curso online? Fale com a gente