Artigo elaborado por: Prof. Dr. Jitone Leônidas Soares
Publicado em: 16/10/2025
Avalie
Estratégias de sucesso na EaD: o que os cursos mais bem avaliados no ENADE têm em comum. Descubra os recursos didáticos que impulsionaram o desempenho na EaD.
Considerando as diversas e exitosas experiências desenvolvidas no âmbito da Universidade de Brasília, bem como os resultados satisfatórios alcançados no ensino de graduação, pós-graduação e extensão por meio da Educação a Distância (EaD), entendo que uma forma eficaz de estruturar cursos online e disciplinas na plataforma Moodle consiste no conteudista idealizar, antecipadamente, um plano de curso com características semelhantes às adotadas no ensino presencial, porém incorporando elementos próprios da EaD. Esse planejamento deve ser concebido a partir de uma matriz didática que contemple, ao menos, as seguintes configurações iniciais:
-
- Descrição da Unidade Didática e nomenclatura
- Apresentação dos objetivos de aprendizagem para cada unidade
- Declaração da sequência de estratégias instrucionais para o aprendizado
- Listagem das tecnologias e materiais didáticos do percurso
- Detalhamento da avaliação da aprendizagem
Destaca-se, ainda, um recorte de achados apresentados no Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil (Censo EaD 2023), publicação elaborada pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). O estudo identificou que os cursos mais bem avaliados no Enade foram ofertados por instituições que adotaram as seguintes estratégias:
-
- 97% das instituições solicitaram a leitura de conteúdos
- 94% propuseram a resolução de problemas
- 92% propuseram a realização de atividades voltadas à prática profissional
- 89% solicitaram que os estudantes assistissem a conteúdos em vídeo
- 78% solicitaram a realização de trabalhos dissertativos
- 58% propuseram a realização de práticas e experimentos em laboratórios virtuais
- 47% solicitaram a elaboração de textos não acadêmicos
- 44% propuseram a elaboração de materiais multimídia
- 22% propuseram a realização de atividades em laboratórios físicos
À medida que uma Instituição de Ensino Superior (IES) ou qualquer organização que ofereça cursos online evolui institucionalmente, torna-se essencial identificar e adotar um modelo pedagógico adequado às suas propostas educacionais. Esse modelo deve priorizar atividades e situações de aprendizagem alinhadas ao perfil dos estudantes e aos objetivos pedagógicos estabelecidos, garantindo coerência, engajamento e resultados efetivos na modalidade a distância.
Quer descobrir qual modelo pedagógico mais se adequa à sua instituição ou ao seu projeto de curso online? Entre em contato e receba orientação personalizada para direcionar suas próximas decisões estratégicas em EaD.