Artigo elaborado por: Prof. Dr. Jitone Leônidas Soares
Publicado em: 17/10/2025
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Você já estruturou o planejamento de um curso online de forma estratégica, garantindo que cada etapa das trilhas de aprendizagens dialoguem com os objetivos formativos e o perfil dos seus estudantes?

Para que o cursista receba os estímulos necessários à sua formação conceitual, procedimental e atitudinal, recomenda-se empregar diversas metodologias ativas no âmbito da formação em cursos a distância, especialmente a utilização da sala de aula invertida. Essa abordagem favorece estudos ativos e autoinstrucionais, a partir da elaboração de atividades descritivas, a resolução de situações-problema, a realização de estudos de caso, a visualização de vídeos, leituras complementares, questionários e quizzes, além da navegação em objetos de aprendizagem, entre outras estratégias pertinentes ao contexto do estudante.

As metodologias ativas possibilitam ao aprendiz um comportamento ativo e auto-organizado, que, quando articulado a leituras e estudos de materiais didáticos de qualidade, bem como ao apoio do professor regente e do mediador pedagógico, conforme estabelece o Decreto nº 12.456, de 19 de maio de 2025 (no caso dos cursos superiores), pode gerar resultados satisfatórios nos diversos processos de ensino e aprendizagem ofertados na Educação a Distância.

Compartilho algumas metodologias aplicáveis aos cursos na Educação a Distância:

    • Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): consiste na aprendizagem a partir da resolução de problemas, estimulando a autonomia e o raciocínio crítico do estudante.
    • Ensino Híbrido (Blended Learning): combina o ensino presencial e online, possibilitando ao estudante uma experiência de aprendizagem flexível e personalizada.
    • Microlearning: envolve a oferta de pequenos módulos de aprendizagem, com conteúdo conciso e focado em um único tema ou habilidade.
    • Microbooks: propõem a utilização de microconteúdos organizados em formato de livro digital, permitindo ao estudante o acesso rápido e objetivo a conceitos essenciais.
    • Gamificação: utiliza elementos de jogos (como pontuação, recompensas, desafios e medalhas) para engajar e motivar os estudantes no processo de aprendizagem.
    • Ensino Sociointeracionista: fundamenta-se nas teorias de Vygotsky, valorizando a interação social como elemento central da aprendizagem. Essa interação pode ocorrer em fóruns, chats e videoconferências síncronas, promovendo a colaboração e o desenvolvimento coletivo do conhecimento.
    • Educação Personalizada: adapta o conteúdo, a abordagem e o ritmo de aprendizagem conforme as necessidades, preferências e habilidades do estudante.
    • Ensino Colaborativo: valoriza a interação e o trabalho em equipe, estimulando o aprendizado coletivo e a troca de conhecimentos entre os participantes.
    • Ensino por Competências: foca na aquisição e desenvolvimento de competências específicas, avaliadas com base no desempenho dos estudantes em situações reais ou simuladas.
    • Construtivismo: propõe que o conhecimento seja construído ativamente pelo estudante, a partir de suas experiências e interações com o ambiente virtual de aprendizagem.
    • Aprendizagem Ativa: direciona o estudante a um papel protagonista no processo de aprendizagem, por meio de atividades sistematizadas que valorizam o autoaprendizado e a reflexão.

Vale destacar que o planejamento dos cursos online, das disciplinas, de seus respectivos conteúdos e percursos de aprendizagens, geralmente ocorrem antes da situação didática. Assim, esses elementos precisam ser padronizados, normatizados e estruturados com antecedência, provisionando artefatos que comporão as trilhas e estruturas da proposta de formação na Educação a Distância. 

Considere transformar o seu planejamento de curso online em um projeto pedagógico sólido e eficiente, preferencialmente, com apoio de especialistas em Educação a Distância. Descubra como planejar trilhas de aprendizagem envolventes e de excelência para sua instituição ou projeto de curso online.

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